Furto e roubo de automóvel: saiba o que fazer

O seguro auto é um dos itens mais importantes para proteger qualquer automóvel. Ele garante a segurança de carros, motos e outros veículos. Inclusive no artigo “Seguro para carros: 6 dicas para não errarvocê encontra algumas orientações para acertar na hora de fazer a sua apólice. Mas é claro que sempre ficam algumas dúvidas. Entre elas a mais comum é sobre a diferença entre furto e roubo de automóvel. O que fazer nos dois casos? É sobre isso que vamos falar neste post.  

 

O que é classificado como furto?

 

É chamado de furto quando um bem é subtraído sem que o dono daquele item testemunhe a ação. Um exemplo disso é quando alguém estaciona um carro na rua e ao voltar o automóvel não está mais lá. O Código Penal brasileiro classifica o furto em dois tipos: o qualificado e o simples.

Segundo o artigo 155, o furto qualificado é aquele em que o crime ocorre com a destruição ou rompimento de obstáculo; com o abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; com emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas. Já o furto simples é, basicamente, aquele em que não há dificuldade entre o bandido e o objeto de furto. É aquele celular que foi deixado na mesa enquanto o dono foi ao banheiro e que não estava mais ali quando ele retornou.

 

O que é caracterizado como roubo?

 

O Código Penal em seu artigo 157 afirma que o roubo é “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”. Resumindo, o roubo é quando o ladrão, por exemplo, aborda um carro e, armado, pede para que todos os ocupantes saiam do veículo, levando o automóvel logo em seguida.

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O que fazer nos casos de furto e roubo de automóvel?

 

Antes de fechar o seu seguro é essencial saber se ele cobre casos de furto e roubo de automóvel. É importante lembrar que cada apólice é personalizável. Isso quer dizer que ela é feita para atender a demanda e a necessidade de cada cliente. Por isso é importante falar para o corretor todos os seus anseios, medos e dúvidas envolvendo o seu carro. Ao verbalizar a necessidade de uma cobertura para furto e roubo de automóvel você está pronto para fechar a sua compra.

Se, infelizmente, você passar por uma situação de furto ou roubo, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar. Com o número do B.O. em mãos, basta entrar em contato com a seguradora. Logo depois a empresa analisará a sua apólice e as suas coberturas para então dar seguimento ao processo de pagamento da indenização.

É importante lembrar que, se o carro for localizado, é necessário informar imediatamente à seguradora. Isso é importante para que os procedimentos como guincho e outros serviços sejam acionados e você não fique no prejuízo.

 

Cada vez fica mais claro que o Seguro Auto é um bem mais do que necessário, né? Não deixe o seu carro vulnerável aos perigos do dia a dia. Faça a sua apólice e proteja o seu bem.

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