Seguro auto e proteção veicular: entenda a diferença entre esses produtos

Proteger o automóvel é uma das grandes preocupações de qualquer proprietário. Quando falamos neste tipo de preocupação nos deparamos com duas opções: o seguro auto e a proteção veicular. Apesar de serem similares em alguns pontos, é importante conhecer cada aspecto desses serviços. É por isso que no artigo de hoje vamos falar das principais diferenças entre o seguro auto e proteção veicular.

Boa leitura.

O que é o seguro auto?

O seguro auto é um dos itens mais importantes para proteger qualquer automóvel. Ele garante a segurança de carros, motos e outros veículos. A empresa de seguros é a responsável por arcar com a franquia caso haja a necessidade de acionamento do seguro. Na apólice deve constar todas as obrigações, responsabilidades e direitos de ambas as partes, assim como as especificações e coberturas dos produtos. Para saber mais sobre o seguro auto leia o artigo “Seguro para carros: 6 dicas para não errar.

O que é a proteção veicular?

Já a proteção veicular é comercializada por associações que oferecem algumas coberturas para automóveis. Esse tipo de serviço funciona como um sistema de rateio, onde todos os associados contribuem com um valor mensal e o dinheiro é usado para pagar possíveis acidentes ou contratempos que possam acontecer com um dos membros. Caso não haja o montante suficiente, todos os associados devem arcar com os custos do conserto.

Entenda a diferença entre seguro auto e proteção veicular

Apesar de garantirem a segurança dos automóveis, o seguro auto e proteção veicular são bem diferentes em oferta, cobertura, adesão, regulamentação, preço, etc. Como falamos anteriormente, o seguro auto é comercializado por seguradoras privadas. Essas empresas são reguladas e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Já a proteção veicular é vendida através de associações cooperativas sem fins lucrativos. Não é à toa que essa modalidade é mais barata que o seguro, o que não quer dizer que ela seja a mais vantajosa. Por isso é importante conhecer cada opção e entender as suas diferenças para então fazer a melhor decisão. Confira o quadro abaixo:

 

Seguro auto

Proteção veicular

Oferece uma apólice de seguros Não é regulada como as seguradoras
Está cadastrada no site da Susep para consulta do cliente Oferece um contrato de serviços e não uma apólice
O preço da apólice é fixo e tem reajuste anual Não é cadastrado no site da Susep
Deve ter um fundo de reserva para garantir o pagamento das indenizações Como se trata de um rateio de despesas, o preço pode variar mensalmente
O pagamento da indenização tem o prazo máximo de 30 dias Não é obrigado a manter um fundo de reserva
A seguradora deve indenizar o segurado em uma parcela única Não é obrigado a respeitar o prazo de 30 dias
Algumas empresas dividem o pagamento em várias parcelas

 

Depois de comparar as duas modalidades de proteção para o seu carro com certeza ficou mais fácil decidir qual a melhor opção para você. Mas se ainda ficou alguma dúvida, venha conversar com a gente. Conte com a Moraes e Moraes para te ajudar a deixar a sua vida mais tranquila e protegida.

Entre em contato pelo telefone (32) 3213-5555, pelo WhatsApp (32) 99987-0102 e (32) 98803-8266 ou nos visite na Avenida Rio Branco, 2588/1304, Centro de Juiz de Fora.

Para conhecer e se informar sobre todos os nossos produtos, clique aqui.

Deixe um comentário