Plano de saúde e seguro saúde: qual é a diferença?

Você sabe qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde? Já ouviu falar da distinção dessas duas modalidades? Bom, primeiro é preciso entender que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 5% da sua renda total com a saúde. Nesse número estão inclusos os planos e seguros de saúde. Pode parecer pouco, mas essa é uma preocupação cada vez mais comum nos lares pelo Brasil, o que faz com que esses serviços cresçam em demanda, mas também em oferta.

As duas modalidades são autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e possuem mais de 70 milhões de clientes pelo país distribuídos em mais de 1.200 operadoras. Entre tantas opções fica sempre aquela dúvida sobre qual é a melhor alternativa a ser escolhida.

Foi pensando nisso que preparamos esse artigo para te explicar a diferença entre plano de saúde e seguro saúde.

 

Plano de saúde

Os planos de saúde são aqueles serviços privados que englobam toda uma rede de urgência e emergência, clínica médica e atendimento hospitalar. Os planos também cobrem análises laboratoriais, exames simples e complexos, fisioterapeutas, etc. Esses atendimentos variam de acordo com o valor pago pelo plano e podem ser:

  • Ambulatorial: nessa modalidade, o usuário tem direito apenas a realizar consultas, exames e terapias;
  • Hospitalar sem obstetrícia: esse tipo de plano cobre apenas a assistência hospitalar como exames e cirurgias feitas dentro da unidade de saúde. Nessa modalidade não há cobertura para parto;
  • Hospitalar com obstetrícia: esse tipo de plano cobre apenas a assistência hospitalar como exames e cirurgias feitas dentro da unidade de saúde, incluindo parto e atendimento ao recém-nascido;
  • Referência: é a modalidade de plano de saúde mais completa – e também a mais cara. Ela cobre consultas, exames, terapias, cirurgias, internações, atendimentos hospitalares e partos.

Além disso, os planos de saúde também possuem formas de contratação diferentes, atendendo necessidade e demandas distintas. É por isso que eles podem ser vendidos como:

  • Plano Individual;
  • Plano Familiar;
  • Plano Coletivo por adesão;
  • Plano Coletivo Empresarial.

Antes de escolher um plano de saúde é importante conhecer a sua situação junto à ANS.

Seguro saúde

O seguro saúde é modalidade de serviço que tem por objetivo reembolsar o usuário após a utilização do serviço de saúde. Uma das principais características do seguro saúde é a liberdade que o indivíduo tem de escolher qual médico, hospital ou clínica ele quer usar. Algumas seguradoras já trabalham com redes de referência. Isso acaba facilitando a vida do cliente. Desse jeito a seguradora apresenta uma lista de médicos parceiros, mas sem limitar a decisão final do segurado.

Para utilizar os serviços do seguro saúde, o cliente paga uma mensalidade ou prêmio – assim como faria como outro tipo de apólice de seguro. Assim ele fica tranquilo caso precise desembolsar um dinheiro extra com cuidados com a saúde. Após utilizar o serviço, o segurado precisa entrar em contato com o seguro saúde para então resgatar o valor.

Assim como os planos de saúde, os seguros saúde também possuem modalidades diferentes. Todas elas são reguladas pela ANS e feitas para atender a necessidade do usuário. A melhor cobertura será decidida de acordo com o perfil do cliente.

Entenda a diferença em plano de saúde e seguro saúde

Ao contrário dos planos de saúde, os seguros saúde não contam com uma rede credenciada e única de prestadores de serviço. Com ele o consumidor é livre para escolher qual médico, laboratório, clínica ou hospital quer se consultar. Além disso, muitas modalidades de plano de saúde não têm cobertura nacional. Já o seguro garante que você seja ressarcido por gastos médicos em qualquer lugar do Brasil.

Outra grande diferença entre esses dois serviços é que, enquanto no plano de saúde você pode pagar mensalmente um valor mais alto por um serviço mais completo e um valor mais baixo por uma modalidade com co-participação – ou seja, você paga um valor x pelo exame, consulta ou serviço que utilizou -, no seguro saúde o usuário deve arcar financeiramente primeiro para depois pedir o reembolso junto à seguradora.

Ambas as modalidades de serviço de saúde possuem carência mínima para vários usos. Essa é uma regulação autorizada pela ANS e difere de empresa para empresa e de plano para plano.

Apesar de diferentes, planos e seguros saúde têm o mesmo objetivo em comum: oferecer assistência médica, hospitalar e serviços de saúde. Independente da escolha, é muito importante que o cliente conheça o que vai contratar e qual é a melhor opção para a sua necessidade, perfil e orçamento.

Se depois de comprar as duas modalidades você ficou curioso sobre fazer um seguro saúde, venha conversar com a gente. Conte com a Moraes e Moraes para te ajudar a deixar a sua vida mais tranquila e protegida.

Entre em contato pelo telefone (32) 3213-5555, pelo WhatsApp (32) 99987-0102 e (32) 98803-8266 ou nos visite na Avenida Rio Branco, 2588/1304, Centro de Juiz de Fora.

Para conhecer e se informar sobre todos os nossos produtos, clique aqui .

Deixe um comentário